quinta-feira, 23 de outubro de 2008

SERÁ POSSÍVEL A JUVENTUDE PERMANENTE?

Nosso organismo é formado por dezenas de milhares de genes. Alguns destes genes se manifestam sempre e em todo o nosso organismo, garantindo a vida em todas as células em nosso organismo. Outros genes trabalham em locais específicos do corpo: os genes que controlam o couro grosso da sola do pé, só atuam ali, enquanto a abundância de cabelos no alto da cabeça só se manifesta no couro cabeludo. Outros genes só trabalham de acordo com o meio ambiente: o excesso de sol ativa o gene responsável pela produção de melanina, escurecendo a pele. Outros genes se aparecem quando estamos doentes, estimulando a produção de anticorpos e aumentando os mecanismos de defesa. Existe uma categoria de genes que só se manifesta em um determinado período de nossa vida. Depois nunca mais se expressam. Estes identificam a idade das pessoas. Como o nosso organismo sabe aonde, como, porque e quando os genes devem se expressar não se conhece bem. Porém os mecanismos pelo qual os genes se manifestam no organismo vêm sendo muito estudado neste início de século.
Os genes que regulam nossa idade podem ser identificados de forma relativamente fácil no atual estágio tecnológico da biologia molecular. Seqüenciado estes genes é possível chegar a identificar as proteínas e enzimas envolvidas em cada uma de nossa faixa etária. Através do estudo do “ metaboloma humano”, quando será estudada grande parte das redes e cadeias metabólicas, será possível saber, com detalhe, como evolui de forma metabólica o ser humano desde o nascimento até a velhice. Ou seja, saberemos como funciona o metabolismo de uma criança de sete anos, de vinte cinco anos e de setenta anos, e quais as diferenças entre elas.
Pergunta-se. Será possível desenvolver medicamentos ultramodernos que faça com que um homem de setenta, cem ou cento e cinqüenta anos tenha o metabolismo de um jovem de vinte cinco anos?
Neste ponto entraremos em uma questão ética: o mundo não vai caber tanta gente, mesmo sabendo que não existe vida eterna. Sempre vamos morrer. Porém como a morte será retardada indefinidamente, não teremos lugar para novos seres humanos. Teríamos dois caminhos: proibiríamos a entrada de crianças em nosso mundo ou seríamos obrigados a nos suicidarmos em uma determinada idade. Isto enquanto não preparamos uma invasão aos planetas Marte e Vênus.

Nenhum comentário: