segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O BEM E O MAL

Cada povo tem sua cultura, têm seus costumes, ética, moral e julgamentos sobre o bem e o mal. Mas tudo é tão complexo! Se alguém quiser andar certinho, sem nenhum pecado, sem nenhum deslize é impossível. Por outro lado, “ser do bem”, não nos traz felicidades, nem vantagens ou domínio sobre o grupo. Até que ponto se deve ser bom e até que ponto é melhor ser mau? Afinal qual a origem do bem e do mal? É algo tão difícil de ser explicado?
Para algumas pessoas a bíblia é um livro inspirado, para outros, não. Porém uma resposta bastante simples pode ser encontrada no famoso mandamento de Jesus: “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.”
Atentar contra as “criações divinas”, ou seja, a natureza é um ato de maldade: Matar um pássaro, ou mesmo uma borboleta sem nenhum motivo prático. Derrubar uma árvore, ou mesmo uma floresta, por um motivo torpe, são exemplos de atos de maldade. Plantar árvores, cuidar de um animal doente, cuidar do meio ambiente é um “ato de amor sobre a criação divina”, a única maneira que “Deus” poderia se manifestar de forma material. Portanto destruir o meio ambiente é ser mau, preservar as espécies é ser bom.
Por outro lado devemos amar o próximo como a nós mesmo. Em primeiro lugar devemos querer bem a nós mesmo. Temos que sempre procurarmos
manter alta nossa auto-estima. Se não amarmos a nós mesmo, como amar o próximo? O excesso de altruísmo leva à autodestruição do indivíduo, o que não é bom.
Se pensarmos bem, a bondade está no equilíbrio: devemos fazer para as outras pessoas o que nós gostaríamos que elas fizessem conosco, se estivéssemos no lugar dela. Guardando, logicamente, as diferenças naturais entre os indivíduos (que nós como animais racionais devemos procurar entender).
A maldade está no egoísmo, querer mais para si do que o desejo de se dar às outras pessoas.
Mas ser bom ou ser mau não é porque Deus assim quer. Como o ser humano é um animal social tem necessidade de se inter-relacinar com outros indivíduos da mesma espécie e o equilíbrio entre o altruísmo e o egoísmo é a melhor política para ser um indivíduo bem prestigiado dentro do grupo: Isto é ser Verdadeiramente BOM! É simples e fácil ser uma boa criatura, porém...

... Os aspectos culturais, os costumes, a ética, a moral é que complica as coisas! Para os olhos da humanidade o bem e o mal parece algo extremamente complexo!
Numa sociedade solidária. onde o nível de preconceito seja baixíssimo e a educação para uma sociedade justa for universal, talvés saibamos distinguir facilmente o bem do mal!

Nenhum comentário: