terça-feira, 27 de abril de 2021

PORQUE CIRO ESTÁ POLITICAMANTE MORTO

 


            Quando fazemos uma análise política, existem tantas variáveis que dificilmente pode-se fazer uma afirmação em tempo presente, que dirá no futuro. Porém podemos prever, com certeza, que Ciro Gomes fará uma campanha presidencial pífia e 2022. Isto se ele for candidato.

            Ciro costurou com muita maestria um plano para ser eleito presidente em 2018. Já no final de 2014 conseguiu de Lula o apoio à sua futura candidatura. Lula sabia que a reeleição de Dilma Rousseff foi um milagre e que em 2018, salvo se houvesse um acidente na história do país, o PT emplacaria um novo presidente. A única possibilidade seria o próprio Luiz Inácio tentar uma nova reeleição. Porém depois de dois mandatos bem sucedidos porque arriscar sua biografia com um novo mandato? Não seria mais fácil fazer como FHC, coordenando a política por trás dos bastidores?

            Ciro, um político muito inteligente e experiente foi bem até 2018, quando aconteceu um fato novo. Lula foi preso no processo do tríplex. Como se tratava de lawfare, ou seja, uso político do sistema judiciário, o presidente assim como o PT na figura de seus dirigentes, deputados, senadores, governadores de estados tentava reverter a prisão através da política. Vozes dentro do Partido dos trabalhadores pediam a candidatura de Lula a presidente. Políticos de outros partidos apoiavam. Outros ofereciam apoio através de barganha. Dentre eles estava Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.

            Lula chamou Lupi e Ciro para uma visita à Polícia Federal de Curitiba. Lupi foi só e ouviu a proposta do Luiz Inácio: Lula presidente, Ciro vice. Foi neste ponto que Ciro Gomes jogou errado. Não sei o que passou na cabeça do Governador Cearense. O mais provável era (como foi) que não permitiriam Lula ser candidato. Porém ter seu nome vinculado ao ex Presidente e ao PT poderia ser fatal. Ciro apostou em uma candidatura solo, apostando numa decepção do povo em relação ao PT. Deu errado! A partir daí um político inteligente e experiente se perdeu de vez. Quanto mais tenta se afastar o Lula e do PT mais se perde.

            Ciro não teve e nem tem a humildade de perceber, que, pelo menos nas eleições de 2022, nenhum candidato de esquerda não vence sem o apoio do PT. Porque não esperar até 2026? Como candidato a senador ele pode vencer com facilidade em 2022.

            Agora esmiuçar tudo em um raciocínio lógico.

            Se Lula e Bolsonaro forem candidatos, Ciro Gomes, assim como todos os outros candidatos, será apena figurante já que haverá polarização entre o ex e o atual presidente.

            Se Lula por algum motivo não participar o PT não apoiará logicamente Ciro Gomes. O PT poderia apoiar Flávio Dino, porém sua legenda, PCdoB é ingrata, na atual conjuntura. O mais provável é que lance um candidato próprio, mais precisamente Fernando Haddad. Agora mais conhecido do eleitorado ele terá como fazer frente ao Bolsonaro. De novo haverá uma nítida polarização entre Haddad e o Atual Presidente, agora de forma ainda mais contundente.

            Outra possibilidade é Bolsonaro não disputar. Neste caso Lula disputaria com algum nome da direita. Existem muitos. Ciro não teria condições de captar os eleitores de Bolsonaro devido ao longo período que serviu os governos de esquerda no Brasil.

            Uma última possibilidade seria nem Lula nem Bolsonaro disputar. Neste caso poderia acontecer uma zebra e elegermos uma terceira via? Parece que não! A sociedade brasileira está muito polarizada por um lado, e os agentes políticos da direita e centro-direita, não confiariam em um político titubeante. Ciro Gomes começou como um político conservador, depois passou a ter uma posição desenvolvimentista na “era Lula” para agora voltar ao conservadorismo. Assim não dá!... Assim não pode!...

 


Nenhum comentário: